,

Na intenção de abranger o acesso a obras de arte, a marca Medula é criada pelo artista Josafá Neves, em 2017, tendo em vista movimentar a formação de novos colecionadores de arte. A marca não somente traz um orçamento acessível,. mas também busca valorizar a apreciação estética da arte africana-brasileira, que é marco e força presente na obra de Josafá Neves.

O artista estabelece um elo, uma memória, uma ancestralidade em seu trabalho, que reconta a história do povo preto a partir de suas próprias narrativas. É nesse respiro dos fôlegos que vem de África que sua obra dialoga.

A arte na cosmo-percepção africana tem a funcionalidade de estabelecer o bem-estar da comunidade, ela tem valor ritualístico, ético, sagrado e energético. Assim, o objeto artístico nos leva à conexão com o nosso coração, com a nossa comunidade, com o nosso ancestral. O valor está na afirmação da força vital que há em nossa circularidade, visto que a vida está interligada a tudo.

É também nessa perspectiva que a Medula traz o seu conceito de arte, pensada a fim de criar vínculos e conexões entre a arte e a comunidade. E potencializar a arte como agente que suleia (aponta o caminho) em prol de movimentação, libertação e avanço intelectual do povo preto.

Nesse projeto, Josafá Neves cria obras de arte em edições limitadas e exclusivas para a marca. São peças numeradas e assinadas pelo artista. Com produção manual e artesanal, o formato dos objetos artísticos carrega o paradigma estético africano em que a arte está na feitura de uma colher, um banco, um cálice, um tecido, uma escultura, um instrumento musical, e no corpo. A poética desse fazer artístico traz a beleza, o cuidado e o zelo para o centro, num mundo em que tudo é arte. A Medula ressignifica, em seu contexto de diáspora Afro-Brasil, laços e raízes que retomam seu movimento a partir desses saberes estéticos, sensoriais e afetivos.

Entre em contato

medulaartdesign@gmail.com

 

Fale Conosco